Aula 3 e 4 - 22 e 29 de outubro, 2021

 Sumário:     Conclusão do exercício do dodecaedro truncado.

                     Inicio da construção de cascas: spirula, planorbis, nautilus, caracol, caramujo.


Spirula:

A construção desta superfície passa pelo desenho de duas espirais de Arquimedes, as diretrizes, através do desenho de arcos de circunferência, que se baseiam no dimensionamento geométrico de vários quadrados que aumentam de tamanho segundo uma lógica: dois quadrados 1x1, um 2x2, 3x3, 5x5 8x8 e 13x13.  A geratriz é uma circunferência vertical que passa nos pontos finais das duas geratrizes. Utiliza-se o comando Sweep 2 rails, selecionando a diretriz da espiral exterior, a diretriz da espiral interior e a geratriz, para se criar a superfície. 




Planorbis:

A construção desta superfície também vem do desenho de uma diretriz que se baseia na composição geométrica de várias circunferências verticais alinhadas respetivamente com raio = 6, 3, 1.5, 1, 2, 4 e 8. Utilizando o comando Sweep 2 rails,  a superfície é gerada pela seleção das geratrizes, dos arcos de circunferência que unem os vários quadrantes e criam uma espiral, e pela seleção das diretrizes, as circunferências verticais. 


Nautilus:

A construção tem como base a mesma geometria que a planorbis. Cria-se uma linha vertical desde o centro geométrico e uma linha a ela perpendicular com início no centro no quadrante mais alto da maior circunferência. Copia-se e escala-se a espiral anteriormente desenhada, colocando-a no nível da linha perpendicular criada. Posteriormente, faz-se um cone invertido com raio igual à linha perpendicular e com o vértice no centro da espiral inicial. Projetamos a espiral de menor dimensão no cone. Por fim, utilizamos novamente o comando Sweep 2 rails, selecionando a projeção no cone, a espiral inicial e a circunferência vertical de maior raio. 


Caracol:

É gerado a partir da copia da mesma construção que a nautilus, mas com outro cone, criado com o raio igual à distância desde o centro do final da espiral maior ao vértice da linha perpendicular do eixo com o quadrante. Novamente, Sweep 2 rails, selecionar a projeção da espiral no cone, a espiral menor e a circunferência maior. 



Caramujo: 

É criado a partir da mesma geometria do caracol, com a mesma espirais, maior e menor. No entanto, as circunferência são movidas e alinhadas, ficando tangentes ao eixo vertical existente. É desenhada uma spline a unir os quadrantes mais altos destas circunferências. A superfície é gerada pelo comando Surface, revolve, selecionando a spline, o eixo com a propriedade. full curve.



Os objetos criados:




PDF - cascas

Comentários