Aula 5 e 6 - 5 e 12 de novembro, 2021

 Sumário:    Construção de Moluscos Bivalves: Mexilhão, Ameijoa, Vieira e Ostra.


Mexilhão:

A construção desta superfície passa pela geometrização de um retângulo 7x20cm, com retângulos mais pequenos do interior com as dimensões de 18x2cm no canto superior esquerdo, 15x5cm no direito, 2x2cm no canto inferior esquerdo e 5x5 no direito. Para a construção da geratriz faz-se circunferências que passam nos pontos de interseção dos retângulos 2x2 e 5x5 (que passam nos segmentos exteriores dos mesmos), e utiliza-se o comando Trim para cortar os arcos de circunferência a mais. No ponto de interseção do retângulo 18x2 e 15x5 desenha-se uma circunferência vertical com 0.1cm de raio (ponto B), nesse mesmo ponto, passa-se uma linha vertical com 5cm de altura (termina no ponto C). Uma das diretrizes é uma circunferência desenhada na vertical com 0.05cm de raio na interseção dos retângulos 2x2 e 2x18 (ponto A). A outra diretriz é uma linha formada pelo comando Conic, selecionando estes dois últimos pontos mencionados (pontos A e B), o final do segmento vertical desenhado (ponto C) e o ponto médio de uma linha desde o topo da vertical até ao ponto A. A superfície é gerada através do comando Sweet 2 rail, selecionando as diretrizes e depois a agenda.


Ameijoa:

A ameijoa passa mesma lógica de construção. No entanto, a geometria base é diferente: um retângulo 8x10. Dois quadrados 5x5 no lado inferior, e um quadrado 3x3 e um retângulo 3x7 no lado superior.


Vieira:

A construção da vieira passa pela mesma lógica, porém a geratriz é dividida em 25 partes iguais utilizando o comando Divide. É desenhada uma circunferência com diâmetro do tamanho 1/25, ou seja, do tamanho dos arcos criados. Usa-se o comando ArrayPolar para multiplicar a circunferência por todas as divisões criadas. Faz-se um trim nas 25 circunferências, cortando a metade de cima, na seguinte a metade de baixo, e assim por diante. Utiliza-se por fim o comando Fillet com raio = 1 para fazer a junção da primeira da última circunferência com o resto da geratriz. 


Ostra:

Este molusco parte da mesma lógica construtiva, no entanto, tem duas diretrizes 1 e duas diretrizes 2, pois já tem duas Conic, uma horizontal e outra vertical. Utiliza-se o comando Curve, Spiral, seleciona-se a elipse 1, o ponto do quadrante exterior da circunferência raio = 0.5, e também o centro da circunferência de raio = 1, com Turns (número de voltas) = 10. Temos assim 4 superficies, duas superiores e duas inferiores, que se unem formando a concha de cima e a concha de baixo. 

Posteriormente, fez-se o render da ostra, através da adição de padrão de cor e textura. 









Comentários